terça-feira, 18 de março de 2008

Merecimento(?)

Merecer: 1. Ser digno de. 2. Ter direito a 3. Estar em condições de receber

Hoje, me deparei com uma situação engraçada.
Recebi minha prova de sociologia, tirei 10. Nada mais esperado do que isso, afinal de contas eu estudei, eu li livros sobre o assunto e me concentrei na prova. Então não senti nada, além de uma leve satisfação. Acredito que eu tenha merecido essa nota, não é?

Mas e aqueles espertalhões, que colam e tiram 10? E quanto aquele menino mega inteligente que por conta de um vacilozinho tirou 9, ou 8? Não, isso não se trata de merecimento, na verdade nada na vida é ou não é merecido.
O meu pai, assim como qualquer pessoa normal, cometeu muitos erros na sua vida, uns que muitos diriam ser imperdoavéis, e agora ele ta com uma porra de um cancer maldito, ta longe da familia e de muitas pessoas que ama, ta sofrendo chorando, sentindo dor. Sem contar aquelas pessoas que morrem por conta de uma bala perdida, que sofrem acidentes de transito, estupros, assassinatos. E eu, sou incapaz de pensar que isso tenha sido um castigo, sou incapaz de pensar que tenha sido merecido. Assim como todas as coisas da vida.
Muitas pessoas, moram em lindas mansoes, tem a vida dos sonhos porquê roubam o dinheiro dos que nada tem, isso é merecido? Não.
Assim eu penso, também acontece em alguns tipo de amor, o que não deveria, afinal de contas como já dizia Machado de Assis a melhor definição pro amor não vale um beijo. Muitos casais se separam por tolices, são capazes de apagar momentos marcantes para pensar nas coisas ruins que estão acontecendo, muitas mulheres que sempre fizeram tudo certinho, como minha mãe, que souberam educar os filhos, formar uma familia, cuidar da casa, do emprego e do marido acabam por dizer "eu não merecia issso, eu não merecia uma traição", é de fato, nao merecia. Mas quem foi que disse que nós temos que fazer as coisas pensando na recompensa, quem foi que disse que temos que nos gabar quando tiramos notas boas por termos merecido isso e, quem foi que disse que as pessoas que enfrentam dificuldades merecem esse sofrimento? Assim como ninguem tem direito a uma traição, ninguem está digno a amar e muitos menos está em condições de receber qualquer tipo de dor e/ou sofrimento.
Ah, então se eu ligar pra ele as vezes, se eu lhe fizer surpresas legais ou se eu correesponder a todas as suas expectativas ele vai me amar? Ou então se eu colocar minha roupa mais linda, fizer algo diferente no cabelo, chorar no ombro dele, ele vai me amar? NÃO. Como eu já havia dito antes, em outro texto aqui postado, as pessoas nao amam quem merece ser amada. A gente ama porquee ama, e é só. A gente não ama pelas declarações, presentes, atenção e coisa e tal.

Hoje, me deparei com uma situação engraçada.
Recebi minha prova de geografia, tirei 4,5. Nada menos esperado do que isso, afinal de contas eu estudei, eu li livros sobre o assunto e me concentrei na prova. Então não senti nada, além de uma leve indignação. Acredito que eu não tenha merecido essa nota, não é?

4 comentários:

Victória Santini disse...

Eu te amo demais, Vi!
Eu não sumi, voce que sumiu.
Eu ligo pra tua casa, ninguém atende. Ligo pro teu celular roubado, desligado. Ligo pro teu celular atual, desligado. Te mando mensagem, voce nao responde. E sou em quem some né?

Mas eu te amo tanto que a cada dia que a gente fica sem se falar, o meu amor cresce mais e mais.

(L)

Anselmo Freitas disse...

"Não, isso não se trata de merecimento, na verdade nada na vida é ou não é merecido."
(...)
"Então não senti nada, além de uma leve indignação. Acredito que eu não tenha merecido essa nota, não é?"

A resposta é não..!?
Me explica.. ;p

404 Not Found Again disse...

nada é merecimento.
na vida, NADA é feito por merecimento.

acredito que tudo que acontece, principalmente as coisas ruins são PROVAS, provas que a pessoa tem que passar, obstáculos. E mesmo que muitos achem que a pessoa não merecia aquilo, ela talvez nem mereça mesmo, mas acredito que ela tem que tratar os problemas com resignação, e não por a culpa na familia, mundo e principalmente Deus.

te cuida :*

Roberta disse...

gostei!